Segundo pesquisa do Instituto DataFolha que avalia a percepção dos usuários dos serviços extrajudiciais sobre a imagem dos cartórios, 71% dos brasileiros são contra que empresas privadas passem a realizar os serviços dos cartórios e 69% são contra que a Prefeitura e órgãos públicos realizem os serviços extrajudiciais.
Realizada em maio de 2022 e divulgada pela Confederação Nacional dos Notários e Registradores(CNR), a pesquisa aponta, também, que 72% dos entrevistados na pesquisa consideram os cartórios como muito importantes para a sociedade, 24% consideram importante, contra apenas 4% que não consideram importante. Quanto aos serviços prestados pelos cartórios extrajudiciais, 72% dos entrevistados dão notas entre 9 e 10 e 21% dão notas entre 6 e 8.
Em relação à confiança nas instituições, os entrevistados dão a nota 7,9 para os cartórios, nota maior do que as notas atribuídas, no mesmo quesito, para instituições religiosas (6,7), imprensa (6,1) e para o governo (5). Outros atributos também foram associados à imagem dos cartórios aos quais os entrevistados deram as maiores pontuações para seriedade(8,5), honestidade(8,4), e confiança e credibilidade (8,3).
Os usuários que responderam à pesquisa do DataFolha foram questionados também se eles teriam melhor atendimento caso outros serviços fossem oferecidos pelos cartórios. Para essa questão, 57% disseram que o usuário teria um melhor atendimento para emitir de passaporte pelos cartórios e 66% disseram o mesmo para emitir documento único de identidade e registro de empresas.
A pesquisa foi realizada com abordagem pessoal de mais de 900 entrevistados, depois de saírem de algum cartório nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Não foram entrevistados intermediários do serviço como office-boys e despachantes. A margem de erro máxima para o total da amostra é 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
A pesquisa pode ser conferida na íntegra neste link aqui.