Estão abertas as inscrições para a Universidade do Notarial Mundial “Jean-Paul Decorps” 2021. A União Internacional do Notariado (UINL) receberá as candidaturas até o próximo dia 28 de maio de 2021 e o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF) deverá indicar os notários com base no currículo apresentado na inscrição.
Nesta 9ª edição, a base da capacitação continua com o tema transversal da legislatura de 2020-2022: “Notário: Um agente importante de segurança no Direito de Influência Continental – Proteção do Cidadão e da Sociedade”; e o subtema de estudos: “A Função Notarial e o Ato de Autenticação no Ambiente Digital”, abordado por quatro módulos do curso: interesses pessoais, interesses de propriedade, interesses familiares, interesses sucessórios, além de oficinas sobre a função notarial.
Em razão da pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19), a formação permanece com o formato realizado em 2020, sendo as aulas realizadas totalmente por videoconferência. Conforme o critério do candidato, os encontros serão em espanhol, francês ou inglês e o primeiro acontece com a aula inaugural marcada para o próximo dia 5 de junho.
Com término previsto para acontecer em outubro, os temas serão apresentados por webinar e integrarão os estudos da edição 2020 da Universidade. A previsão é que, em 2022, as obras finalizadas sejam apresentadas no Congresso Internacional Trienal da UINL, no México.
Cada país membro da entidade pode indicar dois jovens notários com menos de 35 anos, com alto nível de formação, mas com pouca experiência notarial. Além disso, o candidato não pode ter participado de edições anteriores. Os selecionados pelo CNB deverão efetuar uma taxa de participação da Universidade no valor de US$ 300,00 ou € 250,00 a ser pago diretamente para a UINL. Interessados podem se inscrever neste link até dia 28 de maio.