A Secretaria Municipal de Finanças informou que o pagamento de todos os tipos de tributos e taxas municipais, multas e outras taxas pode ser parcelado no cartão de crédito ou débito. Estão incluídos, portanto, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
As transações podem ser efetuadas sem restrição de bandeiras, pela UNIVERSALPAY, vencedora do Chamamento Público 01/2021. Assim, pessoas físicas ou jurídicas podem quitar o pagamento das referidas taxas em um ou mais cartões, em até 12 vezes, além de terem à disposição planos de pagamentos de débitos em aberto na Prefeitura.
Ao recorrer a esses meios de pagamento, os contribuintes devem ser claramente informados sobre as taxas, juros e quaisquer outras espécies de cobranças impostas pelas operadoras ao utilizarem cartões de crédito ou débito para pagar os tributos.
Os contribuintes podem optar pelas formas de pagamento no Portal da Prefeitura com acesso simplificado, basta apenas acessar o tributo a ser pago e selecionar a modalidade “Pagar com Cartão”. O portal da Prefeitura mostrará a simulação dos valores passíveis de parcelamento no cartão de crédito, com as taxas cobradas pela operadora.
Assim, o cidadão escolhe a quantidade de parcelas, insere os dados do cartão de crédito e confirma o pagamento. Aprovada a transação, o contribuinte receberá o comprovante de pagamento e terá a baixa da dívida e a certidão negativa de débitos já disponível.